quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Festival Pantaneiro: Almir Sater fará encerramento

14.10.2009 - 06:57

Uma festa que se propõe referenciar Aquidauana no calendário dos grandes eventos de Mato Grosso do Sul precisa de um fechamento com chave de ouro. Por isto, os organizadores do Festival Pantaneiro escolheram Almir Sater para encerrar as atrações, no dia 1º de novembro, no Parque de Exposições de Aquidauana. Almir Eduardo Melke Sater é o nome mais conhecido da música do MS. Em sua voz, por exemplo, Trem do Pantanal transformou-se num clássico.
Nascido em Campo Grande, em 14 de novembro de 1956, o intérprete e compositor projetou seu nome no Estado de Mato Grosso do Sul ao desempenhar o papel de Trindade, na novela Pantanal, na extinta TV Manchete e de Pirilampo, em Rei do Gado, na Globo. Entre os grandes sucessos de sua carreira estão Comitiva da Esperança, cantada por Sérgio Reis e Um Violeiro Toca, gravado por Renato Teixeira. No memorável disco “Rasta Bonito”, gravado em 1989, em Nashville, EUA, Almir promoveu o encontro da viola caipira com o banjo norte-americano.
A temática pantaneira aparece com força na poesia e música de Almir. O Trem, que aparece em destaque em sua obra mais famosa, é do Pantanal. O violeiro, que toca “na escuridão da noite”, lembra o homem pantaneiro e a “Comitiva da Esperança” é um registro dos três meses que percorreu, com uma equipe, mais de mil quilômetros do famoso santuário, pesquisando seus costumes e sua música.
“A presença do Almir conosco contribuirá para que o Festival Pantaneiro nasça com força e consiga atrair milhares de pessoas à Aquidauana”, diz o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), que destaca os apoios que o evento vem conseguindo e que serão anunciados, oficialmente, no próximo dia 19, na solenidade de lançamento, que acontecerá às 19 horas, no CEUA. O Festival acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro, no Parque de Exposições de Aquidauana.

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário