sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Planetário do Ibirapuera

No último final de semana estive em São Paulo para visitar a Bienal do Livro, evento que  vale a pena participar. No domingo pela manhã, aliás um domingo muito frio, fui com a Rute, minha esposa, caminhar  no Parque do Ibirapuera, lugar que fazia muito tempo que não ia e durante a caminhada lembrei de ir no Planetário, na tentativa de participar de uma sessão, coisa que fiz quando era colegial (faz tempo  isso  hahahhahaah), infelizmente estava com o projetor em manutenção,  fica pra próxima vez, com certeza valerá a pena e aí vai uma dica para um excelente passeio, todos que forem vão gostar, além do ótimo passeio, fica patente a grandeza da obra do Criador.
Levei a máquina fotográfica, mas logo a bateria pifou, então pra ilustrar, inseri uma foto que não é minha, e não sei de quem é o crédito, mas que salvei do endereço: http://my.opera.com/RedPing%C3%BCim/blog/show.dml/478673

Segue abaixo mais informações que constam do site da Prefeitura de São Paulo.

abraço a todos.
Ronaldo

Planetário do Ibirapuera
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Planetário do Ibirapuera passou por várias modificações que o colocaram na era da modernidade. O novo projetor, StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, tem capacidade para avistar o céu de qualquer ponto conhecido do universo como, por exemplo, a partir de Marte. Por usar um sistema de projeção de fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.
Inaugurado em janeiro de 1957 - o primeiro da América Latina – conta ainda com novos projetores periféricos que são capazes de trazer para São Paulo as imagens captadas do telescópio espacial Hubble e dos satélites da Nasa, entre outras possibilidades. A cúpula interna tornou-se uma grande tela de projeção e o espectador tem a sensação de estar mais próximo ao céu, tornando as sessões didáticas e divertidas.
As apresentações, gratuitas até o final de novembro, acontecem aos sábados e domingos, sempre às 15h, duram cerca de meia hora e têm capacidade para até 280 pessoas sentadas, além de sete cadeirantes.

Serviço:
Planetário do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Zona Sul (cerca de 5 Km do Metrô Santa Cruz)
Tel.: (11) 5575-5206
www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário