terça-feira, 5 de julho de 2011

Buena Vista Social Club - Chan Chan

Um documentário imperdível. Retrata como talentos da música são esquecidos numa Cuba envolta em crise de difícil solução que não seja a volta da democracia.
O diretor Ernst Wilhelm Wenders, nasceu em Düsseldorf, Alemanha, em 08/01/1945. Com o filme Buena Vista Social Club, foi indicado ao Oscar em 1999 na categoria de Melhor Documentário.
Sinopse: Em 1996, o premiado músico Ry Cooder reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana para gravar o álbum Buena Vista Social Club, premiado com o Grammy. Este filme é inspirado neste trabalho e traz as participações de músicos lendários como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Compay Segundo, entre outros, além do próprio Ry Cooder e de seu filho Joachim. Fascinado por estes personagens incríveis e suas músicas extraordinárias, Wenders foi até Havana para documentar a cooperação e a amizade entre Cooder e seus amigos veteranos, agora conhecidos no país como os superavôs. Filmou também as apresentações do grupo em Amsterdã, além de um concerto triunfante no Carnegie Hall, em Nova York, em 1998. NOTAS DE PRODUÇÃO O músico Ry Cooder e o cineasta Wim Wenders se conhecem há mais de 20 anos. Enquanto trabalhavam na trilha de O Fim da Violência, em 1996, Cooder não parou de falar sobre sua viagem a Cuba e sobre o disco que gravou lá, com velhos músicos cubanos - alguns dos quais tinham caído no ostracismo. Pouco depois, o CD Buena Vista Social Club foi lançado com enorme sucesso. Quando Ry Cooder voltou a Cuba em 1998, para gravar um álbum solo com Ibrahim Ferrer, Wenders o acompanhou com uma pequena equipe, registrou a performance dos músicos no estúdio e recuperou histórias de suas vidas em Havana. A filmagem continuou em Amsterdã, onde o Buena Vista Social Club fez duas apresentações, e terminou em Nova York, num concerto triunfante no Carnegie Hall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário