sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Confraternização na FAMEZ/UFMS

Com um almoço super gostoso organizado pela Profa. Maria de Fátima, que de 1 a 10 mereceu a nota máxima, confraternizaram-se professores e técnicos-administrativos da FAMEZ, comemorando as realizações de 2011. Agradecidos a Deus por mais um ano, aproveitamos para desejar a toda família FAMEZ os votos de um Feliz Natal e Excelente 2012, com muita saúde, paz e prosperidade a todos, extensivo aos familiares.
Abaixo, algumas imagens registrando o evento.
Grande abraço a todos.
Ronaldo


























quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pimentão é o vilão

A ANVISA divulga pesquisa que posiciona o pimentão como líder do ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010. O morango e o pepino também tem números alarmantes. De acordo com o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, "são dados preocupantes, se considerarmos que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a desregulação endócrina e o câncer”.
Os produtos com mais amostras contaminadas são: 
Pimentão  91,80%
Morango  63,40%
Pepino  57,40%
Alface  54,20%
Cenoura  49,60%
Abacaxi  32,80%
Beterraba  32,60%
Couve  31,90%
Mamão  30,40%
Leia a matéria completa:


















































































































































































































segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Confraternização de Professores e Alunos do Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB.

Na noite do último sábado, dia 3 de dezembro de 2011, Professores e Alunos do Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB, juntamente com familiares, reuniram-se em agradável confraternização na Casa Colonial, em Campo Grande.
Momento de agradecermos a Deus as oportunidades de trabalho profícuo que tivemos neste ano de 2011 e nos prepararmos para os desafios do próximo ano.
A Professora Maria Augusta que coordenou o Programa nestes ultimos dois anos, passa a responsabilidade agora aos Professores Heitor e Josemar, que com o apoio de todos os Docentes e Alunos com certeza projetarão ainda mais o nome do Mestrado e da UCDB, possibilitando a realização de ideais de construção de um mundo melhor.
Aproveitamos o ensejo para agradecer a todos os Professores do Programa e a todos os colegas Mestrandos pelo muito que aprendemos e pelo convívio saudável e harmonioso, ao mesmo que tempo que desejamos a todos e extensivo aos familiares, um Bom Natal e excelente 2012.  Saúde e paz.
Grande abraço do
Ronaldo
Abaixo algumas imagens da noite agradável que tivemos. Presentes os professores: Maria Augusta de Castilho, Heitor Romero Marques, Arlinda Cantero Dorsa; Cleonice Alexandre Le Bourlegat, André Le Bourlegat e os Mestrandos: Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo, Edilene Maria de Oliviera Araujo (da comissão organizadora do evento), Francisco Fausto Matto Grosso Pereira, José Celso Rocha Martins Junior, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Junior (representante dos alunos no Colegiado do Programa), Nadia Sater Gebara, Ronaldo São Romão Sanches/Rute e Valdenir Freitas Guimarães com amigos e familiares.    




















terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caminhada no Parque das Nações Indígenas com um olhar um pouco mais aguçado do que de costume


Muito sol logo pela manhã, e fomos eu e a Rute fazer uma caminhada no Parque das Nações Indígenas. Com um olhar um pouco mais aguçado do que de costume, pois tinha que preparar um relatório para o Mestrado de Desenvolvimento Local com minhas impressões sobre o local. Conforme o prezadíssimo Professor Josemar, algo simples, somente com as impressões mesmo.
Não podia deixar passar a oportunidade para tirar algumas fotos e compartilhar com meus queridos amigos visitantes do blog.
Logo na entrada, aproveitamos para fazer um diagnóstico das nossas condições físicas (rsrsrsrsr!!!), com uma equipe de alunos e professores do curso de Educação Física e de Nutrição da UNIDERP, que ali estava desenvolvendo uma atividade junto a comunidade que frequenta o parque, trabalho aliás mais do que oportuno, tanto para os acadêmicos como para todos que se interessam em saber sobre suas condições de saúde e trocar umas idéias. Parabéns à UNIDERP pela iniciativa.
Pois bem, o Parque das Nações Indígenas fica em Campo Grande-MS e está localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Tem uma extensão de 119 hectares e oferece infra-estrutura para a prática de esportes e lazer.
Possui uma pista asfaltada para caminhada e ciclovia de 4000 metros, quadras de esportes, pátio para skate e patins, sanitários, policiamento e um grande lago formado pelas águas do Córrego Prosa. Para eventos culturais o parque abriga a Concha Acústica Helena Meirelles, com 1050 lugares, o Teatro de Arena com 450 lugares, além do Museu de Arte Contemporânea (MARCO) e o Museu das Culturas Dom Bosco.

De acordo com a administração do parque, cerca de 70% da sua vegetação é formada por gramados e árvores ornamentais que fazem parte do projeto de paisagismo concebido para o desfrute dos freqüentadores. Uma grande quantidade de espécies de árvores são preservadas tais como: jenipapo, mangueira, capitãozinho, aroeira e outras.
O Parque das Nações Indígenas fica ao lado da reserva do Parque dos Poderes, centro político e administrativo do Estado abrigando diversidade de variedades e espécies de nossa fauna e flora, como periquitos, araras, tucanos, além de pequenos animais silvestres como veados e capivaras, que podem ser vistos facilmente na área.
O parque funciona de terça-feira a domingo, das 6 às 21 horas.