sábado, 9 de abril de 2011

Voto em "LISTA FECHADA" uma armadilha para a democracia

Uma das discussões em torno da reforma política iminente, é a chamada "LISTA FECHADA" de nomes que concorrem pela legenda, que aliada ao financiamento público das campanhas, vão significar um gigantesco retrocesso da nossa incipiente democracia.
Ao invés de aperfeiçoarmos o sistema eleitoral, que é justamente a base do sistema democrático, pois deve oferecer as condições para que os eleitores possam escolher livremente entre os candidatos registrados de qualquer partido, o de sua preferência, essa formatação vai possibilitar os arranjos internos partidários mais espúrios.
A sociedade deve rechaçar com veemência esse tipo de conveniência partidária. Seria a premiação do caciquismo político, tudo de mais nefasto que poderia acontecer no âmbito político. Os que propõem essas regras não querem nem se dar ao luxo de fazer qualquer esforço em se eleger, basta ser integrante da "panela" dos donos do partido. Uma vergonha, além do mais, os partidos já contam com verbas para sua manutenção, além do horário gratuito disponibilizado com recursos federais.
Devemos lutar sim pelo fortalecimento da democracia interna nos partidos, com a valorização dos filiados, lutar pela adoção do voto distrital, pelo fim do sistema proporcional, pelo fim do voto obrigatório e dizendo não ao financiamento público eleitoral, pois o eleitor tem o direito de apoiar, inclusive financeiramente com doações de campanha, os candidatos de sua preferência, sendo que com o financiamento público e a adoção do voto em lista fechada, os partidos, entidades que infelizmente contam com o descrédito da opinião pública, submeterão aos cidadãos, os nomes de sua conveniência. Será um tiro na democracia. Portanto: "VOTO EM LISTA FECHADA NÃO".
Ronaldo São Romão Sanches, Administrador, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, Mestrando em Desenvolvimento Local, e-mail: ronaldo.autonomista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário