Pra falar das coisas do meu querido Brasil, do Mato Grosso do Sul, da minha querida Campo Grande-MS, da minha terra natal, Bauru-SP.
Coisas que eu gosto, de esportes, de música, cultura, política, religião, educação, do meu trabalho, de humor, etc.
A União Européia é hoje um bloco composto por 27 países membros, com uma população em torno de 494,8 milhões de pessoas, e uma área de 4,42 milhões de km2, e considerado no conjunto, uma superpotência com um PIB superior a 15 trilhões de dólares, o que lhe garantiria ser a maior economia do planeta. Estão em busca de um consenso sobre uma Constituição comum a todos os países que a integra. A moeda comum, utilizada em 17 dos 27 países da UE é o Euro, que é uma das moedas mais valorizadas do mundo, sendotambém objeto de negociações para que seja adotada em todos os países. O bloco exerce uma grande influência em todo o planeta e continua a crescer, integrando novos países. A Sérvia está querendo ser a próxima nação a fazer parte, e a UE exige que o país amplie sua reforma judicial, no que concerne principalmente ao combate ao crime e à corrupção, no respeito aos direitos humanos, nas mudanças das leis eleitorais e em aspectos diplomáticos, principalmente na relação com o Kosovo, sua ex-província.
Num imaginário exercício de geografia política, seria interessante refletir sobre as exigências para que o Brasil pudesse fazer parte da UE. Quais seriam os pontos destacados pelas autoridades da União Européia?
Muito propícia a campanha desenvolvida pelo Confea e seus 27 Conselhos Regionais, entidades profissionais, empresarias e da sociedade civil. Outros conselhos profissionais, como o de Administração, o de Contabilidade e a OAB poderiam seguir o exemplo.
Segue abaixo o manifesto, que vi publicado no site do CREA-PR.
Manifesto do Movimento Anticorrupção sobre as obras para a Copa 2014 O Movimento Anticorrupção da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, formado pelo Confea e seus 27 Conselhos Regionais, entidades profissionais, empresarias e da sociedade civil, tem a preocupação que o legado da Copa do Mundo 2014 seja de infraestrutura, com sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade, mas também de transparência no uso dos recursos públicos. Segundo o Movimento, é preocupante a ausência de projetos técnicos completos, com orçamentos detalhados, o que poderá exigir aditivos e complementações posteriores, com consequente sobrepreço dos empreendimentos. Exemplos como os ocorridos para a realização das obras dos Jogos Panamericanos, em 2007, não podem se repetir. O desmonte das equipes técnicas nos órgãos públicos, a ausência de projetos técnicos e a falta de planejamento de longo prazo comprometem o desenvolvimento sustentável brasileiro e podem provocar desperdício de recursos públicos e ensejar práticas de corrupção, que não mais cabem em nossa vida política, econômica e social. A intenção não é criar obstáculos ou retardar o andamento das obras que terão repercussão positiva e importante para o país, mas não se pode concordar com procedimentos inadequados técnica e legalmente. Por isso, o Movimento alerta para o risco de flexibilização da Lei de Licitações, como pretende o governo por meio da Medida Provisória 521/10 e o Projeto de Lei de Conversão da relatora deputada federal Jandira Feghali, e conclama os entes públicos e privados a adotarem ações de transparência pública, que atendam não somente às exigências dos órgãos de controle interno e externo, mas, também, à sociedade brasileira.
A música, "Somewhere over the Rainbow", foi gravada por vários intérpretes, desde 1939, quando fez sucesso como trilha sonora do musical "O Mágico de OZ", com Judy Garland.
O cantor hawaianoIsrael Kamakawiwo'Ole também gravou a canção, mas numa versão que mistura dois clássicos da música americana, "Somewhere Over the Rainbow" e "What a Wonderful World", sendo uma das faixas do seu álbum Facing Future, lançado em 1993. IZ, como era chamado, tornou-se a partir de então, famoso fora do Havaí. Tocando o "ukulele" incorpora outros gêneros como jazz e o reggae e mesmo após sua morte, continua sendo uma grande influência na música havaiana.
Durante a última parte de sua vida, IZ sofria de grave distúrbio da obesidade, chegando a pesar 349 kg, sofrendo várias internações e morreu de complicações da obesidade e doenças respiratórias, em 26 de junho de 1997, com a idade de 38 anos, deixando a esposa Marlene e sua filha Kamakawiwo'ole Ceslieanne "WEHI". A Bandeira do Estado do Havaí tremulava a meio mastro em 10 de julho de 1997, dia do funeral de Iz, que foi realizado no Capitólio, em Honolulu, seu corpo estava num caixão de madeira koa. Ele foi o terceiro na história do Havaí a ter esta honra, e o único que não era político. Muito querido no Hawaí, mais de 10.000 pessoas compareceram ao seu funeral, e milhares de fãs se reuniram e comemoraram quando suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico em Makua Beach em 12 de julho de 1997.
Segue letra e sua tradução, tirada do site Vagalume.
Somewhere over the rainbow
Way up high
And the dreams that you dreamed of
Once in a lullaby ii ii iii
Somewhere over the rainbow
Blue birds fly
And the dreams that you dreamed of
Dreams really do come true ooh ooooh
Someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me ee ee eeh
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney tops thats where you'll find me
Somewhere over the rainbow blue birds fly
And the dream that you dare to,why, oh why can't I?
Well I see trees of green and
Red roses too,
I'll watch them bloom for me and you
And I think to myself
What a wonderful world
Well I see skies of blue and I see clouds of white
And the brightness of day
I like the dark and I think to myself
What a wonderful world
The colors of the rainbow so pretty in the sky
Are also on the faces of people passing by
I see friends shaking hands
Saying, "How do you do?"
They're really saying, I...I love you
I hear babies cry and I watch them grow,
They'll learn much more
Than we'll know
And I think to myself
What a wonderful world (w)oohoorld
Someday I'll wish upon a star,
Wake up where the clouds are far behind me
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney top that's where you'll find me
Oh, Somewhere over the rainbow way up high
And the dream that you dare to, why, oh why can't I?
Em algum lugar além do arco-íris
Bem lá no alto
E os sonhos que você sonhou
Uma vez em um conto de ninar
Em algum lugar além do arco-íris
Pássaros azuis voam
E os sonhos que você sonhou
Sonhos realmente se tornam realidade
Algum dia eu vou desejar ir à uma estrela
Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim
Onde problemas derretem como balas de limão
Bem acima dos topos das chaminés é onde você me encontrará,
Em algum lugar além do arco-íris pássaros azuis voam
E o sonho que você desafiar, por que, porque eu não posso?
Bem, eu vejo árvores verdes e
Rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer pra mim e pra você
E eu penso comigo mesmo
Que mundo maravilhoso
Bem eu vejo céus azuis e eu vejo nuvens brancas
E o brilho do dia
Eu gosto do escuro e eu penso comigo
Que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris tão bonitas no céu
Também estão no rosto das pessoas que passam
Eu vejo amigos apertando as mãos
Dizendo, "como você está?"
Eles estão realmente dizendo eu... eu te amo!
Eu ouço bebês chorando e vejo eles crescerem,
Eles aprenderão muito mais
Do que nós sabemos
E eu penso comigo mesmo
Que mundo maravilhoso.
Algum dia eu vou desejar à uma estrela
Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim
Onde problemas derretem como balas de limão
Bem acima dos topos das chaminés é onde você me encontrará,
Em algum lugar além do arco-íris bem lá no alto
E o sonho que você desafiar, por que, porque eu não posso?
Prezados cidadãos brasileiros.
Estamos com uma tarefa gigantesca em mãos, ou seja, o sistema eleitoral vigente impõe uma enorme barreira à entrada de novos partidos para a disputa eleitoral, que é a coleta de 500.000 assinaturas de apoio, em no mínimo 9 estados da federação.
No entanto, havendo um grande número de pessoas interessadas na criação do novo partido, esse trabalho será diluído e o objetivo é viável a curto prazo, pois o trabalho de coleta será dividido.
E até que não é muito difícil, basta ter interesse, que facilmente coleta-se uma média de 10 assinaturas por dia.
Veja que se tivermos 1.000 pessoas colhendo as assinaturas, espalhados por todo o Brasil, na média diária que citei anteriormente, em 50 dias colheríamos o total.
Alguém pode perguntar, mas arrumar 1.000 pessoas é algo muito difícil?
Digo que se um candidato como o Tiririca teve cerca de 1,4 milhão de votos, e não tinha nenhuma proposta concreta, cujo lema da sua campanha era "pior que está não pode ficar", será que não conseguimos arrumar 1.000 pessoas dispostas a colaborar em viabilizar um partido inovador com propostas que vão colaborar para construirmos um Brasil melhor?
Peça o formulário de apoiamento e junte-se a nós nessa tarefa cívica. Envie um e-mail agora para ronaldo.autonomista@gmail.com
Se você estiver coletando assinaturas e a pessoa não tiver o título em mãos, não tem problema, você pode acessar o TSE, informando o nome completo do eleitor, o nome completo da mãe e a data de nascimento, que poderá acessar os dados do título. Pode experimentar usando seus dados: http://tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/consultaNome.htm
A Professora Amanda Gurgel é entrevistada pela Globo News
Não posso deixar de comentar a fala articulada da Professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, que teve uma enorme repercussão por todo o Brasil.
Ela apresenta de forma clara uma situação emergencial, que é a questão salarial do professor e mostra o descaso pela educação no nosso país, e tem toda minha solidariedade.
Só gostaria de trazer a tona uma questão que acho interessante, que é a burrice da "oposição" em tratar temas essenciais como a educação, a saúde, a segurança pública, com políticas mal formuladas e incompetentes, dando munição para partidos "populares", como no caso do RN, governado pelo DEM e abrindo uma brecha dessas para possível derrota nas próximas eleições. É muita burrice mesmo. Depois não aceitam quando o Lula diz que é um partido que deve ser extirpado da sociedade brasileira.
A Professora Amanda Gurgel, pelo que vi, é filiada ao PSTU, e está com toda competência, falando a lingua do povo. Parabéns. Mas na realidade, será que o problema inexiste nos estados vizinhos, governados pela "situação"? Também sabemos que o problema existe mesmo nos estados mais ricos da federação. No RN os professores estão em greve, por que não entram todos em greve no resto do país também? Pelo menos será feito um grande debate sobre o papel da educação e sua importância para a construção de uma sociedade mais justa.
Ronaldo São Romão Sanches, e-mail: ronaldo.autonomista@gmail.com
A visita técnica no Campus teve como objetivos observar e discutir as atividades desenvolvidas na UCDB, via visita in loco (infraestrutura e atividades diversificadas). Foi coordenada pela Profa. Drª Maria Augusta de Castilho e fomos acompanhados pelo Dionatans, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Iniciamos pelo Biotério da UCDB, onde fomos recebidos pelo Biólogo Lucas.
O Biotério ocupa um espaço físico de 758 m2 e foi criado com o objetivo de produzir animais de qualidade para as atividades acadêmicas e de pesquisas desenvolvidas na UCDB e Instituições parceiras.
Os principais trabalhos desenvolvidos no Biotério da UCDB são manejo de serpentes, prevenção e primeiros atendimentos ocasionados por serpentes, resgate da fauna ofídica em perímetro urbano e rural em todo o Estado, visita a escolas com exposição de animais (educação ambiental) e extração e estudo de toxinas.
Acadêmicos de Biologia, Zootecnia, Farmácia, Medicina Veterinária Psicologia, Agronomia e Engenharia da Computação desenvolvem pesquisas no local. Essas pesquisas permitem, inclusive, o auxílio no desenvolvimento de medicamentos; por exemplo, o veneno da jararaca do Cerrado, que é extraído e processado no Biotério UCDB, é encaminhado a grupos de pesquisa para desenvolvimento de estudos voltados para inibição de crescimento de tumor cancerígeno. (da matéria elaborada por Leonardo Amorim, Biotério é a grande atração da Expogrande)
Após o Biotério, conhecemos os laboratórios das Engenharias, como: o Laboratório de Automação e Controle, de hardware, de Computação, onde fomos recebidos pelo Prof. Marcelo.
Estivemos também no Centro de Clínicas-Escola. O Complexo tem aproximadamente 12.000m² de área construída e, volta-se ao atendimento de atividades relacionadas aos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Abriga uma UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família, e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ambos vinculados ao SUS – Sistema Único de Saúde.
A visita estendeu-se ao Hospital Veterinário Dom Bosco - HOVET, construído com modernos conceitos, possui uma área de 3500 metros quadrados, tendo como anexos - mangueiro e área de currais. Encontra-se capacitado para cirurgias, avaliação laboratorial, radiografias, internação e, ultrassonografia de grandes e pequenos animais, voltado para o atendimento aos alunos do Curso de Medicina Veterinária.
Em seguida fomos conhecer o CETEAGRO, junto a Fazenda Escola, que possui uma área de 191 ha, que fica distante 2 km do Campus da Universidade Católica Dom Bosco. A área que abriga o Centro de Pesquisa ocupa um espaço aproximado de 15 hectares. Atende, especialmente, os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Sanitária e Ambiental e Zootecnia.
No Ceteagro a visita foi coordenada pela Profª Marney. Ficamos conhecendo detalhes do Projeto do CNPQ "Sustentabilidade e Mel: valorização de ambientes frágeis do Mato Grosso do Sul através da apicultura", que tem na equipe, além da Coordenadora Profa. Drª. Marney Pascoli Cereda, a Bióloga e Mestranda em Desenvolvimento Local Lorene Tiburtino, a acadêmica Ariadne Gonçalves, do curso de Biologia e Diego Barbosa, acadêmico do curso de Engenharia Agronômica.
Agora o Palocci pode ficar mais tranquilo, o Maluf saiu em sua defesa.
E olha que o Maluf tem muito know how pra essas coisas.
A sociedade já fica mais tranquila, as acusações devem ser todas falsas.
Veja abaixo, em matéria do Estadão, a importante defesa da integridade do ministro feita pelo Deputado, e ele fala tão sério que chega a convencer.
Realmente um artista.
Maluf diz confiar plenamente na integridade de Palocci
Deputado defendeu ministro ao chegar na convenção do PP, em São Paulo
22 de maio de 2011 | 11h 59 O deputado federal Paulo Maluf, do Partido Progressista (PP-SP) afirmou neste domingo, 22, na capital paulista que acredita na integridade do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, sobre quem pairam dúvidas a respeito do aumento do patrimônio. "Confio plenamente na integridade do ministro Palocci", disse, ao chegar na convenção estadual de seu partido. A opinião foi compartilhada pelo presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), que o acompanhava.
O grupo que apresentou o Seminário Integrador de hoje, está de parabéns pela forma como abordou a questão do idoso na atualidade. Belo trabalho das Profas. Cleonice e Marney, e dos Mestrandos José Celso, Jaqueline, Dinaci, Eliane e Delmiro.
As apresentações do Seminário Integrador, começaram a ser realizadas pelo grupo composto pela Profa. Arlinda, Regina, Sueli e Ronaldo, no dia 03/05, e o tema foi "A comunidade e o desenvolvimento local: um caminho a percorrer".