domingo, 22 de maio de 2011

Mestrado em Desenvolvimento Local: Visita Técnica no Campus da UCDB, dia 05/05/2011

A visita técnica no Campus teve como objetivos observar e discutir as atividades desenvolvidas na UCDB, via visita in loco (infraestrutura e atividades diversificadas). Foi coordenada pela Profa. Drª Maria Augusta de Castilho e fomos acompanhados pelo Dionatans, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Iniciamos pelo Biotério da UCDB, onde fomos recebidos pelo  Biólogo Lucas.
O Biotério ocupa um espaço físico de 758 m2 e foi criado com o objetivo de produzir animais de qualidade para as atividades acadêmicas e de pesquisas desenvolvidas na UCDB e Instituições parceiras.
Os principais trabalhos desenvolvidos no Biotério da UCDB são manejo de serpentes, prevenção e primeiros atendimentos ocasionados por serpentes, resgate da fauna ofídica em perímetro urbano e rural em todo o Estado, visita a escolas com exposição de animais (educação ambiental) e extração e estudo de toxinas.
Acadêmicos de Biologia, Zootecnia, Farmácia, Medicina Veterinária Psicologia, Agronomia e Engenharia da Computação desenvolvem pesquisas no local. Essas pesquisas permitem, inclusive, o auxílio no desenvolvimento de medicamentos; por exemplo, o veneno da jararaca do Cerrado, que é extraído e processado no Biotério UCDB, é encaminhado a grupos de pesquisa para desenvolvimento de estudos voltados para inibição de crescimento de tumor cancerígeno. (da matéria elaborada por Leonardo Amorim, Biotério é a grande atração da Expogrande)



Após o Biotério, conhecemos os laboratórios das Engenharias, como: o Laboratório de Automação e Controle, de hardware, de Computação, onde fomos recebidos pelo Prof. Marcelo.


Estivemos também no Centro de Clínicas-Escola. O Complexo tem aproximadamente 12.000m² de área construída e, volta-se ao atendimento de atividades relacionadas aos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Abriga uma UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família, e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ambos vinculados ao SUS – Sistema Único de Saúde.


A visita estendeu-se ao Hospital Veterinário Dom Bosco - HOVET, construído com modernos conceitos, possui uma área de 3500 metros quadrados, tendo como anexos - mangueiro e área de currais. Encontra-se capacitado para cirurgias, avaliação laboratorial, radiografias, internação e, ultrassonografia de grandes e pequenos animais, voltado para o atendimento aos alunos do Curso de Medicina Veterinária.
Em seguida fomos conhecer o CETEAGRO, junto a Fazenda Escola, que possui uma área de 191 ha, que fica distante 2 km do Campus da Universidade Católica Dom Bosco. A área que abriga o Centro de Pesquisa ocupa um espaço aproximado de 15 hectares. Atende, especialmente, os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Sanitária e Ambiental e Zootecnia.
No Ceteagro a visita foi coordenada pela Profª Marney. Ficamos conhecendo detalhes do Projeto do CNPQ "Sustentabilidade e Mel: valorização de ambientes frágeis do Mato Grosso do Sul através da apicultura", que tem na equipe, além da Coordenadora Profa. Drª. Marney Pascoli Cereda, a Bióloga e Mestranda em Desenvolvimento Local Lorene Tiburtino, a acadêmica Ariadne Gonçalves, do curso de Biologia e Diego Barbosa, acadêmico do curso de Engenharia Agronômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário