quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mestrado Profissional ou Acadêmico?

Interessante a notícia anexa, pois a gente percebe a possibilidade imensa da  modalidade semipresencial na qualificação das pessoas de uma forma geral, num país cujo segmento "educação" deve crescer a altas taxas por um bom tempo, inclusive para pensarmos de forma mais concreta para viabilização dessa modalidade também na qualificação de servidores da área técnica e administrativa com lotação nas instituições de ensino.
Por outro lado, tenho algumas dúvidas sobre um Mestrado Profissional e aí gostaria que colegas opinassem também. Vejo incoerência em qualificar um Professor ou quem quer que seja em Mestrado Profissional.  Como fica isso, um Mestre Profissional não habilitado para trabalhar na área acadêmica? Seria algo entre Mestrado e Especialização Lato Sensu? De toda forma, fica esquisito, é como se criasse a figura de um Professor de Segunda Classe, ou então alguém que fizesse, estaria em desvantagem ao entrar no Magistério Superior como Mestre. Ou não existiria essa restrição? É caso de se pensar  ao optar por fazê-lo. É como vejo algumas pessoas da minha área discutindo sobre Mestrado Profissional em Administração. Então pergunto -Isso é para substituir o consagrado MBA? De onde vem essas "brilhantes" idéias?
Por que não o Mestrado Acadêmico semipresencial? Sem distinção do 100% presencial em termos de valorização. É Mestrado e pronto. É aí que entra a crítica. A gente vê estruturas acadêmicas montadas, tentando massificar o ensino de graduação, mas falta a boa vontade para qualificar os interessados em seguir carreira acadêmica. Minha opinião é que existe um componente corporativo, extremamente prejudicial ao desenvolvimento do ensino como também da pesquisa no nosso país, e que deve ser urgentemente debatido, de forma ampla e democrática.
Ronaldo São Romão Sanches, administrador, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, e-mail: ronaldo.autonomista@gmail.com
19/1/2011
Agência FAPESP – O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), curso semipresencial coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, está com inscrições abertas para processo seletivo até 31 de janeiro.
O Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu para o aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica. Curso de oferta nacional, ele é realizado por uma rede de instituições de ensino superior e tem como objetivo atender professores de matemática de ensino básico, com prioridade para os da rede pública.
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e está inserido no projeto Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação. O curso tem duração de dois anos, com aulas presenciais e atividades a distância.
Devido à abrangência nacional do projeto o Profmat envolve 57 instituições em 25 estados. Nesta etapa, os institutos de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), em Rio Claro, e o de Biociências e Ciências Exatas (Ibilce), em São José do Rio Preto, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), servirão de base para as atividades do mestrado.
Ao todo, são 100 vagas disponíveis nos dois institutos (50 para cada unidade).
Mais informações e inscrições: www.profmat-sbm.org.br/default.asp

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