sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sobre a tragédia da região serrana do RJ

A gente vê todos os anos nessa época de chuvas, tragédias acontecerem nos mais variados pontos do país e do mundo. Exemplo disso está nas inundações em Queensland, na Austrália.
Mas eventos como êsse da região serrana do Rio de Janeiro, ou de regiões serranas em qualquer parte, são tragédias anunciadas, devido a época de chuvas, aliadas à fatalidade, mas também ao descaso das administrações públicas, seja federal, estaduais e municipais, que na grande maioria das vezes atuam de forma displicente, sem planejamento, sem programas definidos, somente na base do improviso.
Regiões com esse perfil de terreno, de topografia, precisam de  cuidadoso programa de preservação, de ocupação limitada ao mínimo, de fiscalização  rigorosa para evitar ocupações desordenadas, aliado a programas de educação ambiental e de remoção e alocação de moradores nessas condições precárias. Infelizmente é o retrato do país, principalmente das grandes áreas metropolitanas. 
Resta-nos num momento desses, além de lamentarmos a morte de tantas pessoas e de tantos prejuizos materiais, buscarmos auxiliar de alguma forma os flagelados, mas é hora de refletirmos sobre cidadania, como fazer política, como participar mais dos processos de escolha dos nossos representantes, de escolher pessoas com qualificação para o exercício dos cargos públicos.
Ronaldo São Romão Sanches, e-mail: ronaldo.autonomista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário