sábado, 11 de junho de 2011

A Copa do Mundo de 2018 na Rússia: Uma breve reflexão com a nossa de 2014

Os organizadores da Copa de 2018, que será realizada na Rússia, daqui a 7 anos, divulgaram o vídeo abaixo, que vale a pena ver até o fim, e nós, por outro lado, ainda estamos discutindo a infraestrutura para receber os turistas para a nossa Copa, que será realizada daqui a 3 anos.
A nossa deficiência em transportes é impressionante, para constatar é só viajar. Como as cidades polo são distantes e não dispõem de transporte ferroviário, dependemos quase que 100% da infraestrutura dos nossos aeroportos, que quase sem excessão é muito deficiente. Não temos um trem rápido nem entre as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nesse curto prazo que falta, vamos dar conta das exigências mínimas para locomoção dos visitantes? E não estou falando nos estádios, pois não sabemos nem onde será a abertura da Copa.
Falta além de planejamento, seriedade por parte dos organizadores. O que falar de uma CBF que é liderada há décadas por uma "famiglia"? O que dizer da orquestração para tirar os entraves de uma concorrência honesta para a concessão das obras e serviços? Simplesmente lamentável.
Por mais que ame meu país, quando começo a refletir sobre o que acontece rotineiramente, quando vejo a podridão e falta de ética como nosso país vem sendo dirigido há tanto tempo, fico sem orgulho nenhum da minha cidadania.
Mas ainda tenho a esperança que mudanças importantes vão ocorrer em breve, viabilizando este país abrigar uma sociedade mais justa, feliz e orgulhosa da sua cidadania. Basta o povo querer.
Ronaldo São Romão Sanches, e-mail: ronaldo.autonomista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário